ÁJAX
O incomensurável e longo tempo atira para a luz quanto nela não estava, e oculta o que nela existia. Nada há que não possa esperar-se: até o mais fiel juramento, até a mais firme vontade, podem ser quebrados. Assim eu, que ainda há pouco mostrava uma tão feroz dureza, como a do ferro que sai da têmpera, sinto agora que a minha decisão amolece ante esta mulher. Dói-me deixá-la viúva entre inimigos, e órfão o meu filho. Irei, pois, até aos prados ribeirinhos, para me banhar e ver se, deste modo, logro purificar-me das minhas manchas e iludir a insuportável cólera da deusa. E, aco hegar ao primeiro lugar solitário que encontre ali, enterrarei esta minha espada, a mais odiosa das armas, cravando-a no solo, onde ninguém a possa descobrir; e, debaixo da terra, a guardem a noite e a morte, que eu, desde o dia em que a minha mão a recebeu de Heitor, dádiva do meu pior inimigo, não mais senti piedade por qualquer acaico. É bem verdade o que os mortais dizem: dádivas dos inimigos não são dádivas, e não esperes que delas tires proveito. Por isso, daqui para o futuro, saberemos pactuar ante os deuses e aprenderemos a reverência devida aos Atridas; sendo eles os chefes, há que condescender com eles. E porque não? Até as mais ferozes e poderosas forças se curvam ante a hierarquia; retrocedem, cedem os Invernos o seu passo de neve, ante o Verão, a estação dos frutos; desfaz-se, desaparece a sombria noite, para que surja o calor do dia, a luz conduzida por alvos corcéis; cede o sopro de terríveis ventos, acalma-se o rugido do mar. O próprio sonho, que tudo domina, liberta quantos dominou, e o seu domínio não dura sempre. E nós, porque não aprenderemos quanto é prudente ceder? E aprendi, agora, que, ao nosso inimigo, o devemos considerar inimigo, até quando o possamos considerar amigo. Quanto ao amigo, quero, desde hoje, ajudá-lo no que for justo, pois a amizade é sentimento que não durará sempre; sim, pois a maior parte dos homens não julgam seguro o porto da amizade.
(A Tecmessa.) Quanto a nós, tudo acontecerá bem. Tu mulher, entra na tenda e roga aos deuses que tudo corra sem novidade e acabe conforme o anseia o meu coração.
(Ao coro.) Quanto a vós, companheiros, tende por mim a mesma consideração que ela me vota; e, quando Teucro voltar, comunicai-lhe de quanto vos encarreguei; e só desejo que vós o saibais cumprir. Eu vou onde devo ir. Fazei quanto vos disse e, talvez, terminado tudo, depressa sabereis que a minha actual desventura me salvou por fim.
Sem comentários:
Enviar um comentário