segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Guerra e Paz

 Dividia os irmãos que conhecia em quatro categorias. Na primeira, colocava os que, não tomando parte activa nem nos problemas da loja nem nos problemas humanos, se ocupavam exlusivamente a aprofundar os mistérios da Ordem, a tríplice chamada de Deus, os três princípios de todas as coisas: o enxofre, o mercúrio e o sal -, o significado do quadrado e das figuras do templo de Salomão. Pedro sentia uma grande respeito por esta categoria de irmãos, que incluía os mais velhos, entre os quais pensava que estivesse José Alexeievitch, mas não partilhava das suas preocupações. O lado místico da franco-maçonaria não o atraía.

Na segunda categoria, incluía a sua pessoa e os que, como ele, procuravam, hesitavam e que, sem terem ainda encontrado o verdadeiro caminho da franco-maçonaria, esperavam atingi-lo um dia.

A terceira categoria, a mais numerosa delas todas, incluía os que só viam na seita determinadas formas exteriores e cerimónias e agarravam ao rigoroso cumprimento dos seus ritos, sem se preocuparem com o seu conteúdo ou com o seu significado oculto. Assim eram Vilarski e o próprio grão-mestre da loja principal.

O quarto grupo compreendia também um número muito considerável de irmãos, principalmente os novos iniciados. Como Pedro havia observado, eram pessoas que, não crendo em nada, nada desejando, tinham entrado apenas para conhecerem irmãos jovens, ricos e poderosos, quer pelas relações sociais, quer por nascimento, e que eram tão numerosos na Ordem.

Sem comentários: